Montagem de Site

domingo, 13 de abril de 2014

Filme de Noé não bate com a bíblia

O TEXTO POSSUI ALGUNS SPOILERS, CONTUDO, REFORÇO QUE ABAIXO ESTOU FAZENDO APENAS UMA COMPARAÇÃO ENTRE O FILME DE NOÉ E O QUE ESTÁ NA BÍBLIA.

O TEXTO É NEUTRO.

VAMOS LEMBRAR DE RESPEITAR A CRENÇA DE CADA UM.


Noé é um filme bíblico... ou seria... não sei. Em cartazes e páginas na internet, a Paramount (produtora do filme) colocou o aviso de que o filme era apenas “inspirado” na história de Noé.

Você que é cristão deve ir preparado ao cinema para ver muitas "liberdades criativas" do diretor, até demais, porque realmente muitas coisas do filme não batem com a Bíblia e isso pode causar uma certa revolta.

Você que não é cristão, pode ao menos respeitar o fato de que realmente o filme não é fiel com as escrituras, vamos confirmar isso abaixo:

1- Os Nefilins
No filme: Os Nefilins (anjos caídos) são apresentados como monstros rochosos. Se arrependem e até ajudam Noé na construção da Arca, conseguindo assim sua redenção e a chance retornar ao céu.


Na Bíblia: Faz menção aos Nefilins como "anjos caídos", "espíritos impuros" ou "demônios", sendo os tais anjos que copularam com as filhas dos homens e começaram uma raça híbrida dos gigantes. Nefilins são sim, os caídos, mas não são como no filme. São responsáveis pela contaminação da raça humana. E uma vez que o indivíduo cai do céu, já era, não há como se arrepender e voltar. Além disso na Bíblia não diz que Noé teve uma "ajudinha" para construir a Arca.

2- Os que entraram na Arca
No filme: Noé entra com sua esposa, seus 3 filhos, e com uma jovem estéril, a namorada de Sem. Cam e Jafé, os outros filhos de Noé, entram sem esposas, razão que justificou a rebelião de Cam para com seu pai, que o proibira de trazer uma mulher para si.


Na Bíblia: É muito clara ao dizer que 8 pessoas entraram na Arca (Noé, sua esposa, seus 3 filhos e 3 noras), e os mesmos já eram adultos. Portanto, não há nenhum intruso na Arca, pois a mesma representa a salvação de Deus num tempo de juízo, e somente entraram aqueles os quais ele permitiu entrar.

3- A pessoa de Noé
No filme: Noé recebe a revelação de que Deus vai julgar o mundo através do dilúvio. Ele recebe a orientação de construir a Arca e obedece. Mas Noé acredita que Deus quer literalmente exterminar toda a raça humana (justificativa que usa para impedir seu filho Cam de trazer uma moça do vilarejo). Imaginando que a família teve a responsabilidade de apenas salvar os animais. Num ato de completa insanidade, ele, ainda, decide que vai matar o filho de Sem que está no ventre da sua mulher (que havia sido curada por uma bênção de ”Matusalém” e agora podia conceber). Noé, então, é retratado como um louco; um homem que não tem o mínimo conhecimento do propósito de Deus para a humanidade.


Na Bíblia: Noé não é nem de longe um assassino, ou até mesmo alguém confuso quanto sua missão. É um homem íntegro com grande intimidade com Deus (por qual razão mais Deus daria uma missão como essa a alguém?) Deixar no planeta a única família cujo pai é um homem cheio de conflitos que nem sabe ao certo sua missão, seria inútil.


4- Deus
No filme: Deus é retratado como alguém que se importa mais com os animais do que com a humanidade. Além disso, ele não é capaz de revelar o porquê de todas as coisas para o homem a quem Ele constituiu como instrumento da sua vontade. É tudo baseado em sonhos e revelações interpretativas, tanto é que Noé precisa se consultar com Matusalém para ter alguma certeza.


Na Bíblia: Deus é muito claro quanto a missão de Noé e não revela de forma aleatória ou subjetiva, é simplesmente eliminar todo o mal na terra e recomeçar. Tanto é que Noé recebe claramente medidas e materiais para construir a Arca. E sim, Noé sabe perfeitamente quem está falando com ele.

5- Noé assassino
No filme: Ao conceber, a mulher de “Sem” tem duas meninas, Noé vai com tudo para degolar suas duas netas. Ao chegar diante dos bebês, ele desiste de cumprir o sua difícil tarefa. Nesse momento, sua nora, e mãe das suas netas, pondera que Deus deu a ele o livre arbítrio, e ele escolhe acreditar na humanidade.


Na bíblia: Como já citado, Noé já sabia de sua missão desde o início, matar seus herdeiros seria algo terrível, sem explicação. Não existe motivo de um homem matar suas netas, sabendo que sua missão é recomeçar a raça humana. Ao menos que ele seja um tipo de serial killer.

CONCLUSÃO:
A Bíblia diz que Noé era um homem justo e íntegro no meio da sua geração, e afirma que Noé andou com Deus. Como pode um homem que anda com Deus não conhecer a sua vontade? O Noé da Bíblia é um homem irrepreensível, e não o louco e desprezível que o filme retrata.

Na Bíblia, Deus é justo e não pode conviver com a dimensão que o pecado toma em toda a Terra. Por isso, decide julgar o mundo através do Dilúvio. No entanto, sua graça e misericórdia são estendidas a Noé e sua família, que são salvos pela Arca, e tem a oportunidade de começar de novo. Deus, ainda, faz uma aliança com Noé, e promete que nunca mais o mundo seria destruído pelo dilúvio, e mostra o sinal da Aliança através do Arco-íris.


A Arca de Noé é diretamente uma referência a Jesus. Só entraram nela os que creram, e por fim, todos os que dela saíram começaram uma nova vida. É o único caminho para a salvação.

NOÉ NÃO É RETRATADO DE FORMA BÍBLICA NO FILME. GOSTE DO FILME OU NÃO...

VOCÊ PRECISA ENTENDER QUE O FILME É UMA INTERPRETAÇÃO DOS REALIZADORES, NÃO A HISTÓRIA COMO ESTÁ NAS ESCRITURAS.

Reforço que toda opinião é bem-vinda, mas vamos nos respeitar, ok?

19 comentários:

  1. Muito boas as suas observações. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Respeitar a fé tudo bem. Mas para um indivíduo acreditar que essa estória (a da bíblia) realmente aconteceu, tem que ser muito, muito mas muito BURRO, né ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, e quem é você sobre julgar alguém de "BURRO" por acreditar em tal "estoria"? Bem pela minha longa jornada de estudos até os dias atuais ainda não encontrei provas concretas de que tal seja completamente falsa. O que tenho a dizer é que temos milhares de teorias tão manipuláveis quanto a historia da bíblia.

      Excluir
    2. O amigo rick precisa ler mais um pouco sobre a Arca, sobre Noé.

      A Arca foi achada no monte Ararat, como diz a bíblia que lá ela repousou, o Teste de carbono foi feito por inúmeros laboratório(inclusive o da Nasa) e todos comprovaram sua veracidade em razão do tempo.

      O fato é que não dá pra acreditar nem no que você pensa rick, ainda mais na sua "estória" de burro... RS

      Excluir
    3. O amigo rick precisa ler mais um pouco sobre a Arca, sobre Noé.

      A Arca foi achada no monte Ararat, como diz a bíblia que lá ela repousou, o Teste de carbono foi feito por inúmeros laboratório(inclusive o da Nasa) e todos comprovaram sua veracidade em razão do tempo.

      O fato é que não dá pra acreditar nem no que você pensa rick, ainda mais na sua "estória" de burro... RS

      Excluir
    4. O fumante de pedra....se for pra falar bosta, não fala, pois o ar fica fedendo depois...
      Se você acredita em uma explosão que originou sua existência tudo bem...em um espaço que não pode haver fogo, muito menos explosão...
      Tenta ser inteligente e se você procurou essa página algum motivo teve...cuzao

      Excluir
    5. Não, não é burro. É uma versão baseada em fé. Como ng sabe nada sobre o passado da origem de tudo, das diferenças de povos e línguas, do que realmente aconteceu não pode ser julgado como burrice um ato de fé.

      Excluir
  3. Inspirado na bíblia na significa quer deve ser igual. Assim como os filmes da Marvel Comics e DC Comics que não levam ao pé da letra as obras originais.
    Os produtores utilizam a liberdade criativa para vender. Não para fortalecer a fé alheia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Psiu....cala a boca..
      É como se você tivesse feito um livro sobre sua vida e alguém pega a base dele pra fazer um filme.. e no filme usa seu nome, usa sua família, mais faz você é todos como seres totalmente diferentes e pichados para o lado ruim....se você me dizer q não acharia nada errado....então você é loução ou fuma pedra

      Excluir
  4. Sobre o filme concordo com o Sharlie, a historia deve ser inspirada e não seguida ao "pé da letra". Mas em um olhar critico ao filme o produtor não criou um bom enredo.

    ResponderExcluir
  5. resumindo o filme e uma grande monte de coco ,junto com direto,eo resto.Alias,quem quer conhecer a Noé ,leia biblia que e melhor

    ResponderExcluir
  6. Uma retratação horrível de uma grande história, algumas pessoas nunca pegaram a bíblia para ler e sentir quão grande é o poder de Deus. Verdadeiramente esse filme não é nada parecido com a verdadeira história de Noé.

    ResponderExcluir
  7. Uma retratação horrível de uma grande história, algumas pessoas nunca pegaram a bíblia para ler e sentir quão grande é o poder de Deus. Verdadeiramente esse filme não é nada parecido com a verdadeira história de Noé.

    ResponderExcluir
  8. Deus é sabedoria, Deus fez o Homem a sua propia imagem, Deus deu ao Homem o livre direito de ser e fazer, a evolução faz parte disso, os dias de Deus são enormes pois ele é eterno e infinito, sempre existiu e não procuremos tentar definilo e esplicar a sua existencia, ele existe! Fato!! Noe salvou todos os animais que não sobreviveriam ao diluvio, o que a Biblia diz é verdade, Noe erá bom e puro, por isso alcançou o direito de falar com Deus! Hojê quem de nós é puro de verdade? Não devemos jugar nem a Biblia e nem a Ciência, pois tudo vem de Deus! A propia evolução é um milagre, um dia de Deus ! Alguem sabe qual é sua extenção?? A idade de Deus?? Basta para nós saber que ele exite e esta presente sempre!! Gloria a Nosso Deus!!!

    ResponderExcluir
  9. Confesso que fiquei um pouco confusa

    ResponderExcluir
  10. Os Nefilins não entraram na arca de noé, porque eles se transformaram em espiritos decaidos novamente. Assim que as águas baixaram eles voltaram a ser filhos de deus decaidos. A noite os filhos do homens os matavam. Porque eram filhos de satanás. E foram vistos por Caleb e Josue em Cannan. Tambem devido a sua estatura nenhuma mulher filhas dos homens queriam mais relacionametos com, eles.O parto eram muinuto doloroso...

    ResponderExcluir
  11. O filme e sem dúvidas uma ficção científica do caso Dilúvio...de outra forma nao bíblica citada de forma controversa a verdade...No mais...eu parei de assistir o Filme pela metade...filmeco fictício citado por um autor ateu...que brinca de ser Deus...

    ResponderExcluir

Gostou? Comente: