Montagem de Site

sábado, 25 de maio de 2013

Critica de Velozes e Furiosos 6

Lembre que não precisa concordar com o que falo abaixo, as opiniões de todos podem ser respeitadas, basta abrir espaço para uma discussão sadia.

Lembro a 12 anos atrás, quando lançaram o primeiro filme Velozes e Furiosos, a expectativa de todos era enorme, principalmente em ver grandes carros colocados em corridas ilegais de rua. Porém a história de pano de fundo não foi a esperada, a velha história clichê do policial infiltrado em uma gangue, se apaixonando pela irmã do "vilão", descobrindo que o tal "vilão" tinha seus motivos para ser um "fora-da-lei bonzinho", acabou apagando o que nós fomos realmente assistir no cinema.

Mas depois de filmes muito ruins, como o 2° e o 4°, e alguns bons como o 3° e o 5°, o que dizer sobre o 6°?

Sinopse: Desde que Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker) dizimaram o império de um chefão da máfia no Rio de Janeiro, sua equipe faturou US$ 100 milhões e nossos heróis se espalharam pelo mundo. Mas viver para sempre em fuga e não poder retornar para casa deixaram suas vidas incompletas.
 
Enquanto isso, Hobbs (Johnson) tem acompanhado por 12 países uma organização de pilotos mercenários mortalmente qualificados, cujo mentor (Luke Evans) é auxiliado por uma cruel ajudante, Letty (Michelle Rodriguez) - que Dom achava estar morta. A única maneira de parar esses criminosos é vencê-los em uma corrida de carros nas ruas, por isso Hobbs pede que Dom recrute sua equipe de elite em Londres. Pagamento? Retirar todas as queixas de crimes para que eles possam voltar para casa, e reunir com suas famílias novamente.


O fato, é que Velozes e Furiosos sempre teve excelentes sequencias de ação, perseguições, mulheres bonitas, lutas e carros espetaculares, mas todos esses filmes nunca tiveram de fato o que acho ser o mais importante do cinema: um bom roteiro.

Dentro de seis filmes, alguns bons, outros ruins, esta sexta parte até diverte e é muito exagerado... muito exagerado mesmo. Encarado como entretenimento puro sem precisar do cérebro, é um ótimo filme.

Nos faz sentir uma certa pena dos personagens, que nunca conseguem encontrar a paz. Mesmo após o roubo milionário no Brasil, com tanto dinheiro não conseguem sumir de vez, sempre precisando se reorganizarem e partir para missões de alto risco. Falando sério, é muito clichê ver filmes que caras com grandes habilidades especiais, cada um em sua área, vão cumprir uma missão para serem recompensados com a liberdade, mesmo cometendo graves crimes no percurso.

Ao ver um trailer de um novo Velozes e Furiosos, podemos ver as pessoas no cinema dizendo a mesma coisa: "De novo"? Ao assistir o filme, vemos que tudo é como sempre foi. Para quem gosta é um prato cheio.

Do elenco, nada mais do que o esperado, as mesmas atuações sem sal e as caras de "eu sou malvado" nas cenas de ação. Ao menos as cenas de luta e dos carros (incluindo a cena fantástica do Tanque) fazem valer a pena o ingresso. O trabalho de direção e produção, é sempre algo que tem a obrigação mínima de acrescentar algo na franquia, afinal, se fazem um novo filme, quer dizer que algo melhor deve ser inserido.

Velozes & Furiosos 6 Trailer Legendado

Como um todo, a franquia já estava desgastada a algum tempo, a média de um filme a cada dois anos está saturando algo que desde o primeiro filme já não era um trabalho tão digno de sequencias.


11 comentários:

  1. Sei lá é filme feito pra "Massa" da sociedade, fui no cinema assistir, e as pessoas riam das piadas do negão estereotipado, aplaudiam as cenas fodas até mesmo aquela cena da ponte que quase me fez sair do cinema, é filme genérico que você sabe o que vai acontecer no final, vilão perdendo e final açucarado pra agradar a família, mas eu ja me acostumei se eu quiser, ver historia foda vou ler livro e quadrinhos

    ResponderExcluir
  2. V&F foi até interessante no primeiro filme, apenas pelos carrões e os rachas, o resto já era um lixo total.
    O segundo filme eu já nem vi, nem tive interesse. Assim como os outros.
    Quando soube que o feito no Rio tinha gente falando espanhol, aí eu mandei tomar naquele lugar mesmo este filme e quem é um fã idiota da série.
    Agora neste 6o. filme, só de ler que tem como atriz Michelle Rodrigues, eu já vi que o filme deve continuar o mesmo lixo de sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto preconceito... o filme é um filme de ação e não drama ou tragédia, tem que ter os pegas, as explosões e porradas. O filme é bom (ainda que a franquia tenha alguns meio ruins).

      Excluir
    2. é como o brow escreveu na crítica o filme é prato cheio pra quem gosta, e quem não gosta ao invés de ficar falando merda do filme vá assistir Amanhecer!

      Excluir
  3. Ao dono do post, nada contra o comentário, afinal você falou do filme mas também não precisou descer o nível e esculhambar aos fãs do filme como os 2 que comentaram.

    Lonios e CJ, mas principalmente o CJ, "pseudocríticos" vale lembrar que isso é um filme de ação, então roteiro é um ponto adicional e não uma NECESSIDADE EXTREMA, você não vai para um filme de comédia esperando encontrar um filme de tamanha complexidade que irá te fazer pensar o resto do dia né? Acho que falta você pensar um pouco antes de ir pro cinema, se quer encontrar roteiro... olha sinopse antes de assistir...

    ResponderExcluir
  4. por que tanta insistencia em procurar bons roteiros em filmes de ação? Esse tipo de filme é puro entretenimento, não sou fã de velozes e furiosos mas prefiro assistir a ele doque muito filme "cabeça" ( a origem, a viagem, argo,
    etc, etc, etc...)

    ResponderExcluir
  5. Cara, comparado ao 3º e o 4º meia boca, esse 6º ficou ótimo (descontando cenas como a do tanque). Ação do início ao fim e um dinamismo muito bom. A história foi clichê tb, mas não dá pra reclamar. O filme fecha com um explícito futuro 7º filme, mas promete! (desculpem o spoiler)

    ResponderExcluir
  6. Como assim necessário kra nem o 2 era necessário.

    ResponderExcluir
  7. E se prepara pq vai ter continuação...

    ResponderExcluir
  8. É um filme de ação, e qual filme de ação é realista msm?? Em td filme de ação os caras fazem coisas impossíveis e o o roteiro raramente é bom... Tem que assistir tendo em mente que n importa a realidade, o filme vai mostrar muita porrada e umas cenas escrotas, e afinal é só ficção, é mentiroso msm e n precisa ser realista, só precisa entreter e encher nossos olhos com cenas absurdas e muito boas.. pq apesar da cena do tanque ser uma puta de uma mentira, é uma cena muito irada ;)
    Ah e quer ver coisa real, assiste documentário!

    ResponderExcluir
  9. Talvez seja o caso de eu explicar.

    Vi que alguns concordaram, outros discordaram... mas sou obrigado a colocar dois pontos que acho importante, daí vocês tiram sua conclusão.

    Primeiro, acho sim que todos os filmes me decepcionaram, e sim... questão de roteiro. Lá no primeiro filme, 12 anos atrás, imaginei que veria um filme de pegas de rua, rachas, perseguições, etc... o que vi foi um filminho policial clichê com super-carros (do policial infiltrado na gangue que se apaixona pela irmã do vilão, que o vilão descobre que ele é policial, bla bla bla). Coloquei minha frustração desde o primeiro filme.

    Outro ponto, dá sim para um filme de ação ter um roteiro digno de ao menos nos envolver na história, acho que o primeiro filme do Rambo, Uma Saída de Mestre, O Vingador do Futuro, Duro de Matar, O Ultimo Boyscout, Busca Implacável, Beijos e Tiros, Snatch, Rock'n Rolla, Gamer, Carga Explosiva, Ronin, 15 Minutos, Os Mercenários, Lágrimas do Sol, Firewall, A Outra Face, Velocidade Máxima, Brigada 49, Soldado Universal, A Última Ameaça, Dias de Trovão, Missão Impossível, Inferno Vermelho, Revolver, Crime na Casa Branca, Blade, Máquina Mortífera e até o bendito do Predador, são filmes de ação que nos trazem um mínimo do que dizemos "poxa, essa foi uma boa idéia".

    Desculpem, mas todos os filmes acima dão um couro, um show, uma humilhação sobre todos os Velozes e Furiosos. E olha que engraçado, são filmes de ação com roteiro bom.

    Velozes e Furiosos começou como um filme policial e terminou como filme do grupo de mercenários, onde cada integrante tem uma habilidade especial, negocia com o FBI pra ter a liberdade após uma missão. Tem cenas boas de ação? Tem... Tem cenas boas de lutas? Tem... Tem belas máquinas e belas mulheres? Tem... Mas se você gosta, beleza, o filme está aí pra quem gosta também...

    Abraço.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente: